top of page
Caminholga_logo-01 (1).png

Sobre Consulta Sistémica

Uma Consulta Sistémica é a junção das Constelações Familiares Sistémicas com a Astrologia Sistémica, quando olhamos para o nosso mapa natal e conseguimos ver todo o sistema familiar inserido nele.

O Mapa dita como estava o sistema no momento do teu nascimento. Como fui recebida e o que eu trago para trabalhar em prol dessa Alma familiar.

Constelar é o movimento de vida, seguindo as Ordens do Amor. Quando algo não vai bem, mas é difícil identificar, a Astrologia Sistémica é a janela para o sistema familiar.

Ao observar a ferida herdada do sistema no momento do nosso nascimento , é mais rápido encontrar os vínculos que nos podem adoecer, ou que nos fazem adoecer. 

Onde está Quiron no teu mapa mostra a ferida que já vem de gerações e gerações, vem de muito longe.

A Astrologia Sistémica é uma ferramenta que funciona como um atalho, onde de forma mais rápida se chega ao que nos prende, nos adoeça, nos desiquilibra. A verdade é que as ferramentas de que todos nós dispomos neste momento, nenhuma outra geração teve disponível. Os nossos antepassados não tiveram á disposição, as ferramentas, de que nós temos acesso hoje e nos permitem trabalhar os vários corpos que nos compõem, o corpo emocional, o físico, o energético e o mental.

De cada membro que nasce, é colocada nele a esperança de trazer a cura ao sistema familiar.

Nós somos a geração, que tem em mãos o poder de VER, de "arrumar" o sistema familiar, de curar, de dar lugar, de incluir, quebrar padrões, de aceitar que foi dessa forma, mas AGORA, temos a oportunidade de fazer diferente.

Numa perspectiva de melhor viver no agora, mas também de libertar a continuidade de um padrão existente no sistema familiar desde há vários gerações, libertando a geração que nos procede a ter uma vida mais leve, livre de lealdades inconscientes que trazem limitações.

Então façamos algo, acima de tudo, por nós e como consequência pelos nossos filhos, netos, sobrinhos e por todas as crianças que representam o futuro, a continuidade. 

Quanto mais te organizas do lado de dentro, mais a vida se organiza do lado de fora.

Quando sentimos desafios é preciso parar, ver onde estou, de onde vim, para onde quero ir.

Muitas vezes estas SIMPLES perguntas não têm resposta rápida e simples.

Por isso, trabalhar o autoconhecimento é TÃO importante. Temos que nos encontrar primeiro, para depois perceber.

Se precisar de ajuda para se encontrar, então esta consulta é para si.

A consulta é guiada e conduzida em função da condição do consulente.

Sobre Astrologia Sistémica

Tal como as Constelações Familiares nos falam de sistema, também a Astrologia, nos fala de Constelações e de sistema familiar.

Astrologia Sistémica é a união da Astrologia com Constelações Familiares, que nos permite observar no mapa Natal, como estava a estrutura familiar, usando as Ordens do Amor, para perceber como eu partilho desenvolvo ou mantenho dinâmicas sistémicas que recebi da minha família. 

Também Bert Helinger via família como um sistema. É fascinante perceber, como as Ordens do Amor, que é um dos pilares das Constelações Familiares, se encaixa no mapa Natal.

Onde está Quiron no teu mapa mostra a ferida que já vem de gerações e gerações, vem de muito longe.

A Astrologia Sistémica é uma ferramenta que funciona como um atalho, onde de forma mais rápida se chega ao que nos prende, nos adoeça, nos desiquilibra. 

O signo que se encontra no nosso Ascendente, já nos diz como foi a nossa entrada nesse sistema.

O Mapa Astral, é o espelho do Sistema individual e também do sistema familiar de cada um de nós. A análise Sistémica, espelha a composição do sistema de cada um, mas também como é que entramos no sistema familiar, (por qual ordem entramos nesse sistema.) Bert Helinger, fala nas ordens do amor, que são o pertencimento, a hierarquia e o equilíbrio. Cada pessoa recebe de herança do seu sistema familiar, dinâmicas, em função do momento ou fase diferente em que se encontra esse sistema.

Muitas vezes, tem ou assume em papel , por amor a um outro membro do sistema que pode nem conhecer. Tudo isto de forma inconsciente. No mapa Natal, o Ascendente simboliza o nosso nascimento, o 1.º suspiro, a 1.ª respiração e também a nossa entrada no sistema familiar. Como estava o sistema familiar no momento da minha chegada,  e as heranças que carrego desse sistema. 

Se o Ascendente entra pela ordem do EQUILIBRIO, está relacionado com um equilíbrio entre o dar e o receber. Quem dá tem o direito de receber. Quem recebe tem o direito de dar. 

O principio de equilíbrio entre dar e receber é determinado pela nossa consciência. Está a serviço da troca nas nossas relações. A reinvindicação de um lado e a obrigação do outro, constituem para toda relação, o modelo básico de culpa e inocência. 

Aqueles que dão e aqueles que recebem, não descansam até que se chegue a um equilíbrio. Isto significa que aquele que recebe tem que ter a oportunidade de dar e aquele que dá tem igualmente a obrigação de receber.

Se o Ascendente entra pela ordem do PERTENCIMENTO, está relacionado com o facto de todos e cada um pertencer. Todos os que pertencem à família têm o mesmo direito de pertencer. Assim que um membro da família é privado ou excluído, surge uma desordem, que pode ter consequência de grande alcance. Onde houve uma exclusão de um membro da família, é criado um movimento inconsciente para trazer de volta o membro excluído ou esquecido e dar-lhe o lugar que lhe é devido. Até lá é representado por outro membro, que inconscientemente toma posse desse lugar e também se sente excluído, assumindo sentimentos e sintomas do membro excluído e por fim o seu destino.

Se o Ascendente entra pela ordem do HIERARQUIA, está relacionado com o lugar a que cada um ocupa pela ordem de precedência, exige que todos na família ocupem o lugar que lhe corresponde, que é só dele. Significa que na família alguns têm uma posição mais elevada e por isso vêm primeiro, e outro têm uma posição mais baixa e vêm depois. Se um membro acaba de chegar ao sistema familiar se eleva acima de alguém que já estava antes, está a violar a ordem da hierarquia. Todos e cada um tem o seu lugar, ninguém deve ou tem o direito de disputar esse lugar, ou por se elevar acima dos que vieram antes, ou, por tentar expulsá-lo do seu lugar. 

Além de trazer muita consciência, vai também libertar a geração seguinte de assumir um lugar ou dinâmica, que não lhe pertence, trazendo leveza na vida e na Alma.

Sobre Constelações Familiares de Grupo

Constelações de Grupo é quando várias pessoas se juntam numa sala. Não é por acaso que se juntaram aquelas e não outras pessoas. Há sempre algo que está em ressonância  entre os elementos do grupo, ou, com o sistema familiar de cada um. Mesmo quem não vai colocar um tema para constelar, acaba por trabalhar/beneficiar do tema de outra pessoa. É comum que os temas que surgem estejam, de alguma forma, ligados, conscientes ou não, a todos os elementos do grupo.

Quem vai assistir, pode ser chamado a participar no campo morfogenético, contribuindo e/ou beneficiando dos movimentos apresentados.

Tens no teu sistema familiar um padrão que se vem repetindo?

Vem fazer uma constelação Familiar, para que não se repita na geração seguinte.

Quebrar um padrão familiar que se vem repetindo de geração em geração, traz leveza á alma do próprio interveniente, traz leveza á alma do sistema familiar, e tem impacto direto na geração seguinte que não segue em lealdade com aquele padrão.

Só podemos fazer diferente, quando temos consciência do que trazemos, como herança do sistema. Esse é o primeiro passo, e muitas vezes o mais difícil. Vem experimentar.

Ousar fazer este movimento, é o mínimo que podes fazer

Faz uma Constelação Familiar, por ti e pelos teus filhos, que são a continuidade desse mesmo sistema familiar.

Constelação familiar é uma abordagem sistémica, considerada terapêutica que procura resolver conflitos familiares que atravessam gerações, identificando dinâmicas disfuncionais em que estamos envolvidos, que causam desconforto e infelicidade a nível pessoal ou no sistema familiar.

 

Pode contribuir de forma significativa para melhorar os relacionamentos, sejam eles entre familiares, de casal ou nas relações laborais e similares.

O efeito de uma constelação, é muito profundo, por isso atua na reconciliação da nossa alma, com a alma familiar. Ajuda-nos a fazer as pazes com os nosso antepassados, com a nossa história, nosso destino, nossos pais, com a nossa família,  através das ordens do Amor.

- Constelação Familiar Individual e/ou Constelação Familiar em Grupo.

Pertencemos a uma Alma familiar individual e a uma Alma familiar coletiva, que nos rodeia e ao mesmo tempo nos acolhe, que nos traz identidade individual, mas também satisfaz as necessidades de um sistema maior.

"Nós não usamos a vida. Nós somos usados pela vida."

Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica que procura resolver conflitos familiares que atravessam gerações, identificando dinâmicas disfuncionais em que estamos envolvidos, que causam desconforto e infelicidade a nível pessoal ou no sistema familiar. 

Contribui de forma significativa para melhorar os relacionamentos, sejam eles entre familiares, de casal ou nas relações laborais e similares.

O efeito de uma constelação, pode ser muito profundo, por isso atua na reconciliação da nossa alma, com a alma familiar. Ajuda a fazer as pazes com os nossos antepassados, com a nossa história, o nosso destino, os nossos pais, com a nossa família, através das ordens do Amor. 

A história individual de cada um, essa cada um conhece, o que esta dinâmica traz á superfície, é a parte inconsciente da história que o próprio desconhece.

O ser humano tem um instinto e uma necessidade intrínseca de pertença, que acaba por trazer lealdades, sacrifícios, mesmo que de forma inconsciente. Estamos ao serviço de um sistema familiar maior, do qual desconhecemos o nosso papel.

"Tu és a esperança dos teus ancestrais. Tu és a esperança da tua linhagem feminina/masculina."

Ao fazer uma constelação familiar, trazemos a visão interna, do nosso sistema familiar e levamos uma visão mais ampla desse mesmo sistema ou até mesmo a nível do coletivo, onde expandimos a consciência e ficamos com um olhar do todo.

Uma constelação familiar, pode ser feita de forma individual, onde podem ser utilizadas várias técnicas, nomeadamente com bonecos, ou, pode ser feita em grupo.

Tens no teu sistema familiar um padrão que se vem repetindo?
Vem fazer uma constelação Familiar, para que não se repita na geração seguinte.

Quebrar uma padrão familiar que se vem repetindo de geração em geração, traz leveza á alma do próprio interveniente, traz leveza á alma do sistema familiar, e tem impacto direto na geração seguinte que não segue em lealdade com aquele padrão.
Só podemos fazer diferente, quando temos consciência do que trazemos, como herança do sistema. Esse é o primeiro passo, e muitas vezes o mais difícil. Vem experimentar.

Ousar fazer este movimento, é o mínimo que podes fazer 
Faz uma Constelação Familiar, por ti e pelos teus filhos, que são a continuidade desse mesmo sistema familiar.

TEMAS QUE PODES APRESENTAR NUMA CONSTELAÇÃO

  • Conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avôs).

  • Conflitos entre casais. 

  • Dificuldade em lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou parceiros.

  • Dificuldades de relacionamento, de uma forma geral. 

  • Dificuldades para se comunicar, se expressar.

  • Problemas de saúde. 

  • Conflitos entre sócios, funcionários e clientes. 

  • Problemas comerciais, em geral.

  • Problemas financeiros.

  • Entre Outros

Existem regras base nas Constelações Familiares, as ordens do amor. 

A HIERARQUIA pressupões a necessidade de espeito (respeito no sentido de honrar e dar esse lugar) a quem veio antes. Quem vem antes, constrói histórico para quem vem a seguir. 

Cada um desempenha determinado papel dentro do sistema e isso tem que ser respeitado.

É fundamental que exista EQUILIBRIO, entre o dar e receber em todas a s relações, para que o amor flua e para as relações sejam saudáveis. Essa toca precisa de ser justa, com exceção da relação entre pais e filhos, na qual, por principio, pais dão e filhos recebem. Quando isso não acontece e há a interrupção desse fluxo, ou essa ordem se inverte, isso tem um reflexo direto em todo o sistema. 

Todos fazem parte do sistema e têm o direito de PERTENCER. Isto inclui os excluídos (os já falecidos, mortos, prematuros, abortos, pessoas que morreram de forma trágica, a namorada que o avô largou para casar com a avó, pessoas que fizeram algum grande bem ou grande mal à família, etc...). Quando há excluídos na família, alguém, em alguma geração futura, poderá identificar-se com quem foi excluído, e, poderá viver situações parecidas na tentativa de se lembrar daquela pessoa.

Claro que este processo é inconsciente. Há também a lealdade à família, ao sistema, que faz com que todos queiram seguir o mesmo destino, mesmo que esse tenha sido trágico. Um exemplo simples: todas as mulheres daquela família foram infelizes no amor, uma mulher de geração futura pode entender, inconscientemente, que não pertence à família, se for infeliz no amor. 

Sobre Constelações Familiares Sistémicas

Trabalha a arte de reconhecer em si os traços de personalidade. 

Conhece-te a ti mesmo, se queres conhecer o mundo á tua  volta.

Esta frase indica que o primeiro passo para o verdadeiro conhecimento é começar por nós, por nos conhecermos a nós próprios.

O autoconhecimento é um processo, uma busca que não tem fim e a cada dia aprendemos e tornarmo-nos uma melhor pessoa. Um melhor ser Humano.

A analogia do espelho, ajuda a entender esta dinâmica. Cada uma de nós reconhece a sua imagem refletida no espelho. Verdade? Mas nem por isso, reconhece em si características emocionais, mentais, energéticas, físicas ou de personalidade que traz consigo desde o nascimento.

Na verdade, todos nós quando nascemos trazemos uma mochila carregada de histórias, de ancestralidade. Já trazemos conosco vincadas características de personalidade, que podem ser de uma pessoa responsável, racional, transformadora, revolucionária, espiritual, sábia ou o oposto.

Muitas são as pessoas que passam grande parte da vida sem se conhecer, sem ter percepção das energias que vêm consigo e que a condicionam, vão atraindo pessoas ou situações, repetem padrões decorrentes o processo da vida, e muitas vezes, num processo de culpa ao outro, ou de vitimização.

E tu já tens consciência disso mesmo?

O que vens perceber sobre ti mesmo numa consulta de Astrologia Kármica ?

Numa consulta de Astrologia cármica, vais perceber o porquê de atrair pessoas ou situações de forma repetida, onde repetes um padrão sem perceber o motivo. Vais perceber o que já trazes contigo para trabalhar nesta vida, que influencia os teus relacionamentos nos geral, seja com um parceiro, filhos, chefe, colegas, etc

Quando integras este conhecimento, deixas de culpar o outro, e percebes que atrais é porque é um tema teu, que tens para trabalhar neste plano de vida.

 

Estamos aqui para evoluir, todas as experiencias que vivemos são para a nossa evolução, muitas vezes não importa a experiencia que estamos s viver mas a aprendizagem que tiramos dela.

Quando falamos de Carma, não tem que ser necessariamente mau.

Carma, são simplesmente reações a uma atitude que estamos s ter, por isso se diz que é a lei da cauda efeito. Ação e Reação.

Porque temos determinada atitude o mundo está a reagir de determinada maneira e está a causar uma realidade que não gostamos, por isso é chamado de carma.

Não podemos mudar o mundo, apenas podemos mudar a nossa forma de reagir ao mundo.

Não vemos a vida como ela é, vemos a vida como nós somos.

Não temos o que queremos., mas sim o que precisamos para evoluir como ser.

Sobre Astrologia Kármica

bottom of page